A nossa Coordenadoria Regional Metropolitana I, teve destaque no projeto em número de alunos participantes. A idealizadora Sônia Rodrigues, ressaltou essa participação fazendo seus agradecimentos ao Coordenador Regional, Prof. Jader Campos e toda sua equipe que trabalham para implementar esse projeto nas escolas.
Antes da premiação, na parte da manhã, os alunos estiveram no Arteplex Botafogo, onde assistiram ao filme Robin Hood, de Ridley Scott. De lá, o grupo partiu para o CCBB, para um debate sobre o filme com a subsecretária Teca Pontual, a cineasta Bárbara Mota (uma das criadoras da plataforma do Almanaque da Rede), o roteirista, produtor e diretor Mark Warshaw (um dos mentores do seriado Heroes) e Flourish Klink, fã de Harry Potter que ganhou notoriedade escrevendo histórias sobre os livros. Para representar os alunos na mesa de debate foi escalado o estudante Enderson Seixas Pereira Paulo, do C.E Francisco Jobim (Méier).
O grupo conversou sobre a trama, a trajetória os personagens e sobre a mensagem do filme, enfocando valores como respeito e ética. Mark e Flourish convidaram a turma a recriar histórias usando a imaginação. Flourish sugeriu que personagens coadjuvantes do filme inspirassem novas tramas. Rapidamente, muitas ideias surgiram, o que animou muito os debatedores. Empolgado com o retorno dos jovens, Mark lançou um desafio: o aluno que escrever a história mais criativa baseada no filme Robin Hood vai ter seu texto transformado numa história em quadrinhos online, feita por desenhistas profissionais.
Satisfeita com o engajamento dos alunos, a subsecretária Teca Pontual, enalteceu o projeto, que está no seu segundo ano e aberto a todos os alunos do Ensino Médio. Este ano a SEEDUC realizará quatro premiações para reconhecer o desempenho dos participantes.
O Almanaque da Rede faz parte de uma política da Secretaria de Educação para incentivar a escrita dentro e fora da sala de aula. Premiações e encontros como os de hoje são um reconhecimento aos alunos de diversos municípios que se dedicam à escrita e que através do trabalho dos seus professores e de uma ferramenta como o Almanaque estão se desenvolvendo como autores – destacou Teca Pontual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário