Nas Escolas

C.E. JOÃO CARDOSO  
  
Alunos de Nilópolis prontos para votar

23/08/2010


Os alunos do Colégio Estadual João Cardoso, de Nilópolis, estão em ritmo de eleição. A escola organizou uma votação simulada para presidente da República e para governador entre os estudantes, que acontecerá nos dias 8 e 9 de setembro. Antes disso, as turmas vão analisar propagandas e programas eleitorais dos principais candidatos a esses cargos. O objetivo da direção é fazer com que os alunos compreendam melhor o processo eleitoral, além de desenvolver a cidadania e construir noções de identidade nacional. As eleições da escola vão contar com lista de eleitores, cédulas, urnas, mesários, fiscais de partido, apuração de votos e divulgação dos resultados, tudo como em uma eleição de verdade






C.E. Aydano de Almeida
O Empreendedorismo nas suas mais variadas formas.

Empreendedorismo é a arte de fazer acontecer com motivação e criatividade.”
Dê asas  a sua imaginação.
Voe! Faça acontecer!

O projeto nasceu a partir de uma reunião dos docentes da área técnica do Colégio Estadual Aydano de Almeida onde, no primeiro momento, se discutia  como os discentes poderiam vivenciar todo conteúdo trabalhado com eles em sala de aula  mas, como  fazer, se os estágios oferecidos por empresas delimitam a atuação dos estudantes e nem todos conseguem estagiar? Essa discussão foi levada para a sala de aula, onde docentes e estudantes amadureceram  uma idéia: a de convidar  empresários do município de Nilópolis para  participarem de um projeto  que seria  vivenciar o dia a dia dessas empresas e suas funções administrativas e econômicas . Ainda em conversa, a idéia tomava forma e,  com o evoluir das discussões, o projeto foi  se delineando em torno do tema Empreender.   

Começamos a pensar em quais empresas iríamos convidar a fazer essa parceria. Tinha que ser um profissional inovador   que modifica com sua forma de agir, que  no cenário econômico construiu, fundou um empresa com sacrifício, sendo uma pessoa criativa e capaz de fazer sucesso  com inovações e com valor.   Nesse momento houve inúmeras citações de empresas situadas no município que os estudantes tinham conhecimento de sua histórica e também pessoas físicas que desenvolvem atividades empreendedoras, então, os estudantes também perguntaram:  Por que só  empresas?  Podemos convidar pessoas que são empreendedoras de sua própria carreira, de seu negócio informal, que tem a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócio     criando em   qualquer área do conhecimento humano, foi acento esta proposta  e o nome do projeto foi  criado.  O  EMPREENDEDORISMO NAS SUAS MAIS VARIADAS  FORMAS”.

Os estudantes dos cursos técnicos de Administração e Contabilidade dos módulos II e III, farão parte  do projeto, o qual  vivenciarão  o dia  a dia de uma empresa, as funções de seus departamentos , promover o marketing  da empresa e promoverão e apresentarão a responsabilidade social dessas empresas no município de Nilópolis.

____________________________________________________________
 IX -Feira Integrada do CIEP 394 - Cândido Augusto Ribeiro Neto - Nova Iguaçu.

MAMA ÁFRICA



Na tentativa de uma contribuição no sentido de avançar na proposta de integração Africana para inclusão sócio – cultural de nossa comunidade, o CIEP Brizolão 394 - Vereador Cândido Augusto Ribeiro Neto, no dia 29 de maio, realizou a IX Feira Integrada com o tema “Mama África” explorando viés do rico panorama Cultural de nosso país, investigando as origens familiares e redescobrindo as riquezas regionais de nosso país.

            Objetivando as descobertas e troca de experiências, várias atividades foram realizadas como exposição de artesanatos, danças e trabalhos realizados por alunos da escola que puderam ser vista pelos pais e responsáveis.

Em cada sala de aula havia exposições de comidas típicas, músicas africanas, simbologias, alunos caracterizados de Nelson Mandela, Zulu ou rainhas do Quilombo, cartazes explicativos, bandeiras, danças, artesanato, plantas e ervas, oficinas. A Unidade Escolar estava toda decorada com tecidos floridos, máscaras africanas, maquetes, confecção de livretos de histórias dentre outros.

O Planejamento pedagógico ofertou para os alunos um contato com a realidade vivida pela população africana e sensibilizou a todos com as informações previamente estudadas, debatidas e integrada das disciplinas: Português, História, Inglês, Geografia, Ciências, Matemática, Arte e Educação Física.


Todos os Professores estavam contentes com os resultados obtidos nessa Feira, através da participação de cada aluno nas atividades acima descritas e a satisfação da Direção e Orientação pedagógica era visível, pois, ver o trabalho se realizar, é algo bem satisfatório.
__________________________________________________________
Inauguração do C.E. Barão de Tinguá - Nova Iguaçu

A secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, inaugurou duas unidades escolares na Baixada Fluminense. Em Nova Iguaçu, o Colégio Estadual Barão de Tinguá foi entregue à comunidade escolar novo em folha e em São João de Meriti, a Escola Estadual Duque Costa, também passou por obras de reconstrução total.
Para a obra de reforma do Colégio Estadual Barão de Tinguá, em Nova Iguaçu, foi preciso demolir toda a unidade antiga e reconstruir uma nova com 14 salas de aula, dois laboratórios, uma biblioteca, um auditório e uma quadra de esportes coberta. A unidade oferece o 2º Segmento do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos níveis Fundamental e Médio, totalizando 40 turmas. Durante a reforma da unidade escolar os alunos foram remanejados para o Ciep 351, em Belford Roxo.